Coleções

 

O acervo do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal da Bahia foi constituído através de doação, coleta e aquisição, a partir de trabalhos desenvolvidos por pesquisadores e intelectuais desta universidade e colaboradores das áreas de Arqueologia e Etnologia de outras instituições. Os dados sobre o acervo têm possibilitado o fomento da pesquisa, preservação e extensão junto aos grupos escolar e acadêmico, bem como à comunidade em geral. As particularidades de cada coleção e permitem aos interessados a construção de novos conhecimentos.
 
Salienta-se que outras sociedades indígenas da Bahia vêm buscando o fortalecimento de sua identidade por meio da preservação material e imaterial de seus patrimônios culturais.

 

Coleção de Arqueologia

O MAE/UFBA fundado em 1983, salvaguarda coleções de importância basilar para a história da Arqueologia baiana e brasileira. A preservação deste acervo, estimado atualmente em mais de quinhentos mil objetos, tem sido atualmente o maior desafio enfrentado pela equipe técnica. As coleções arqueológicas apresentam uma configuração mista: coleções fundantes musealizadas e coleções não musealizadas, normalmente fruto de endossos institucionais. As coleções fundantes musealizadas são chamadas pelo seu pesquisador: Vital Rego, Valentin Calderón e Carlos Ott, e a Coleção da Associação de Arqueologia e Pré-História da Bahia. Entre as coleções não musealizadas damos destaque à Praça da Sé e Piragiba, entre os trinta e seis processos de endosso dados pelo museu de 1994 a 2013. No momento o museu está desenvolvendo um projeto institucional de curadoria do material arqueológico já existente em nossa Reserva Técnica. 

Saiba Mais

 

Coleção de Etnologia

O MAE/UFBA possui quatro coleções etnológicas: Pedro Agostinho, Aristóteles Barcelos e Maria Ignês Mello, Pankararé e Tuxá. 

Saiba Mais