Nossos Ancestrais – Performance por Demian Reis

O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFBA tem a honra de receber a performance ‘Nossos Ancestrais’ com o ator e Doutor em Artes Cênicas Demian Reis.

‘Nossos Ancestrais’ é um aboio, um rito, uma oração, uma constatação da primeira violência na formação do Brasil. Um olhar para o passado, quando barcos da velha Europa chegaram para mudar o destino de cerca de 5 milhões de pessoas que habitavam as terras que se tornariam colônia de Portugal, dos quais milhões foram sacrificados no altar do colonialismo português. 500 anos se passaram, mas não a violência que aqui aportou. Um passado que se recusa a passar. No Brasil dos descendentes misturados dos povos indígenas, europeus e africanos de hoje vemos e sofremos a presença desse passado em toda parte. Um momento histórico de fortes contradições, em que bandeiras de ódio desfilam abertamente em praça pública e redes sociais. Há em andamento verdadeiro genocídio de povos indígenas e da juventude negra das periferias. Terras indígenas e quilombolas são invadidas e o governo se recusa a demarcá-las. Lgbts são vítimas de assassinato e espancamento. Imigrantes sofrem preconceito, insultos, são espancados e até escravizados. Um machismo atávico segue produzindo a violência cotidiana contra a mulher, do estupro ao assassinato. Todas essas mazelas permanecem entre os descendentes de Nossos Ancestrais. Seguem nos perseguindo.
‘Nossos Ancestrais’ encara nossas sombras para sarar a ferida histórica da qual viemos. E que teima em permanecer aberta. Sangrando.
DEMARCAÇÃO JÁ!

Museu de Arqueologia e Etnologia da UFBA – Faculdade de Medicina – Terreiro de Jesus s/n Centro
06/09 – 18:30
Colaboração R$10,00 VAGAS LIMITADAS: 30 pessoas
Reservas pelo telefone 3283-5530