LONGA DURAÇÃO

ALA PEDRO AGOSTINHO

Pedro Agostinho, renomado antropólogo, é o homenageado neste espaço expositivo no qual figuram objetos das coleções Pankararé, Aristóteles Barcelos e Maria Ignês Mello e também da coleção coletada pelo próprio pesquisador. Nesta ala, podem ser vistos objetos rituais, adornos, armas, objetos utilitários e instrumentos musicais, dentre outros artefatos dos povos Pankararé, Waurá e Kamaiurá.

ALA VALENTIN CALDERÓN

A ala que recebe o nome do arqueólogo e idealizador do Museu de Arqueologia e Etnologia abriga a exposição A Primeira Sé do Brasil: Uma Pesquisa Arqueológica nos 450 anos de Salvador, na qual a história da extinta Igreja da Sé de Salvador é narrada através dos artefatos encontrados em trabalhos de campo realizados na Praça da Sé entre os anos de 1998 e 2002.

ALA ANTÔNIO MATIAS

O terceiro espaço expositivo do MAE homenageia o antigo restaurador da instituição. Nesta ala, estão expostos artefatos pertencentes às coleções Valentin Calderón, Carlos Ott, Piragiba, Vital Rego e Teodoro Sampaio, relativos a pesquisas de arqueologia pré-histórica, como instrumentos líticos, laminas de machado, pontas de projétil e urnas funerárias, dentre outros.